Páginas

Caraval - Stephanie Garber

Título: Caraval
Autor(a): Stephanie Garber 
Publicação: Novo Conceito – 201
Número de páginas: 400

Onde encontrar: Skoob, Amazon, Saraiva.
Nota: 🌟🌟🌟🌟

"O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo."
Scarlett e Donatella são irmã e filhas do governador Dragna, um homem cruel. As garotas moram na ilha de Trisda e nunca saíram de lá. Desde pequenas elas sonham em conhecer o super famoso Caraval, um jogo muito misterioso oferecido pelo mestre Lenda. Com isso, desde sempre Scarlett manda cartas para tentar convencer venda a deixa-las participar, mas nunca conseguem uma resposta. Após muitos anos, quando elas já estão jovem adultas, Scarlett manda uma carta contando que vai casar e então, finalmente, Lenda convida-as para participar do misterioso jogo.
"Bem-vindos, bem-vindos ao Caraval. O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda a vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem no nosso mundo, devem recordar que é apenas um jogo."
Scarlett é a irmã mais quietinha e certinha e Donatella é aquela que faz tudo a seu modo. São diferentes mas se cuidam e se apoiam já que tem um pai muito cruel e carrasco. Quando finalmente Lenda convida elas, com direito a um acompanhante Scarlett fica em dúvidas, porque seu casamento está perto, mas Donatella tem um espírito mais livre e junto com um marinheiro que acabou de conhecer convence a irmã a ir nessa aventura.
"A vida era mais do que ficar em segurança."

Desde o lançamento de Caraval que eu fiquei muito interessada em ler, porque achei a premissa de um jogo misterioso muito legal. Comecei a ler muitas resenhas negativas e fiquei com o pé atrás, mas resolvi encarar e tirar minhas próprias conclusões.

Vou ser bem sincera, eu gostei, mas não MUITO. A personagem mais forte e interessante, passa a história toda desaparecida. Donatella é o que eu chamo de bicho solto, ela se envolve de corpo e alma, se joga, faz o que tem vontade e é muito autêntica. Ela gosta de viver. E vive tentando fazer Scarlett entender que ela também precisa disso. Scarlett é muito chata!!!! Que vontade de dá uns tapas nessa garota. O tempo todo ela queria participar do jogo e quando finalmente consegue fica cheia de frescura e mimimi. Ela é tensa, irritada, paranóica. Mas apesar disso, faz tudo pela irmã, faz tudo para protege-la, porque elas só tem uma a outra. O marinheiro que elas conhecem, Julian, é um bom personagem, carismático. Lenda é fraco. Enfim, não temos grandes personagens.

"Acho que você esqueceu como é viver, e sua irmã esta tentando fazê-la lembrar"
Apesar de descrita na história, a ambientação é fraca. Quando começou a descrição achei que seria algo fantástico, misterioso e cheio de elementos únicos. Mas não rolou. E o enredo apesar de envolvente poderia ser trabalhado bem melhor, criada diversas situações aproveitando a magia e o mistério do lugar.
"O que acontecerá atrás desses portões pode assustar ou encantar, mas não deixe que nada os engane. Tentaremos convencer vocês que é real, porém tudo é teatro. Um mundo feito de faz de contas, Então, apesar de querermos vê-los arrebatados, cuidado; não se deixem levar longe demais. Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordar.''
Apesar de tudo isso, a história é bem envolvente, gostei da escrita, me entreteve no momento. Gostei da amizade entre Scarlett e Julian, apesar das briguinhas entre eles hahahaha. E mesmo bobinho, gostei do romance. E, sim, pretendo ler a continuação porque gostei da leitura apesar dos pontos negativos.
"Lembrou-se de pensar que se apaixonar por ele seria como se apaixonar pela escuridão, mas agora imaginava que ele era mais como uma noite estrelada: as constelações estavam sempre ali, constantes, guias magníficos no negrume onipresente."
""Tella, e se tivesse falhado?"
"Eu sabia que você conseguiria"
"Ninguém me ama tanto quanto você."" 

0 comentários:

Deixe seu comentário